Matéria

Como Taylor Swift mantém seu público fiel à The Eras Tour após 100 shows?

Amanhã, no dia 13 de junho, a cantora norte-americana Taylor Swift subirá no palco da The Eras Tour pela centésima vez, em Liverpool, na Inglaterra. 

Mesmo após 99 apresentações coreografadas ao redor do mundo, e com registros disponíveis em uma plataforma de streaming, o interesse dos fãs em relação a turnê não diminuiu. Pelo contrário. Só aumentou. Como ela conseguiu isso? 

Nós achamos que a resposta está nas surprise songs!

A The Eras Tour é uma turnê que celebra 18 anos de carreira de Taylor, passando por todos seus álbuns e seus respectivos sucessos. O show tem cerca de 3 horas e 15 minutos, e Taylor canta 44 músicas. Apesar do show ser dividido por atos, cada um representando uma era, o show conta com um breve set acústico. 

No início da turnê, em março de 2023, Taylor avisou os fãs que evitaria repetir as músicas tocadas no set acústico. Sendo assim, a cantora deveria cantar e tocar uma música no violão e uma música no piano todas as noites. A ideia seria associar a memória do show com alguma música específica, tocada nesse set. 

Essa novidade trouxe uma sensação de exclusividade para os fãs. Isso fez milhares de pessoas acompanharem todos os shows da turnê por meio de livestreams, receosos com a possibilidade de perder a sua música favorita antes da data de seu show. 

Os fãs criaram listas e tabelas para conseguirem acompanhar. Recentemente, a Taylor Nation fez uma playlist oficial de todas as músicas que já foram tocadas no set acústico. 

No final da primeira leg da turnê, em São Paulo, Taylor anunciou que tinha mudado de ideia, que gostaria de recomeçar a lista das músicas surpresas, já que tinha tocado a maior parte do seu catálogo. 

Além dessa mudança, em abril de 2024 Taylor lançou seu 11° album: The Tortured Poets Department, que ganhou o seu ato na turnê da loirinha. Para acomodar uma era totalmente nova, a cantora teve que cortar algumas músicas da setlist inicial. Além disso, alguns atos ganharam novos figurinos, os atos do Folklore e Evermore viraram um só, e no que diz respeito do set acústico, Taylor ela tem se aventurado com mashups, misturando músicas de eras diferentes. 

E os fãs também ganharam uma nova distração: o aplicativo chamado Swift Alert. O aplicativo, que não é vinculado a cantora, permite que os fãs façam previsões para cada show da turnê. Ele conta com palpites do figurino de cada era e permite a escolha de palpites de surprise songs (incluindo os possíveis mashups). 

Até agora, a cantora não se pronunciou oficialmente sobre o aplicativo, mas, a rotação dos figurinos tem aumentado nos últimos shows.

 

A ansiedade e a curiosidade genuína dos fãs é o que torna a experiência da turnê mais divertida e completa, mesmo para aqueles que estão acompanhando de tão longe. As teorias nunca acabam! 

Amanhã, em sua centésima apresentação, iremos acompanhar para descobrir o que ela escolheu fazer para comemorar esse marco. Clipe novo? Anúncio de mais uma regravação? Por que ela tem usado tanto laranja? Tantas perguntas! 

Taylor se apresenta em Liverpool nos dias 13, 14 e 15 e depois segue para Londres no final de semana seguinte. Fiquem ligados!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *