Artista Do Mês

Artista do Mês: Chappell Roan

Nome: Kayleigh Rose Amstutz
Idade: 26
Origem: Willard, Missouri 
Artistas Favoritos: Lana Del Rey e Lady Gaga
Pra quem gosta de: Reneé Rapp, Olivia Rodrigo e Lorde

Conhecida artisticamente como Chappell Roan, Kayleigh se define como lésbica e queer e explora a sexualidade e juventude em suas letras. Além de ser o ato de abertura da Guts World Tour, também se apresentou no Coachella neste ano.

A música sempre esteve presente na sua vida. Durante a escola, ganhou um show de talentos e sua mãe a encorajou a fazer apresentações pela cidade. Ela começou sua jornada com os covers no YouTube, mas o que queria realmente era ser atriz — uma ideia que se perdeu quando a carreira de cantora deu certo.

Com 16 anos gravou uma música chamada “Die Young” e acabou cantando no festival Cider Days. Um dos videomakers foi até ela e se ofereceu para gravar o clipe, que foi feito em sua garagem. A partir disso, Chappell conseguiu um contrato com a Atlantic Records.

School Nights

O projeto inicial de Roan foi lançado em 2017 e contou com a música “Good Hurt” como o primeiro single. Para quem ouve pela primeira vez, é possível perceber inspirações em Lorde e Lana Del Rey, trazendo um ar de misticismo adolescente contando sobre seu primeiro relacionamento.

Mesmo com poucas músicas lançadas, ela foi convidada para abrir as turnês de Vance Joy e Declan McKenna.  

Pink Pony Club

Uma das músicas que definiram sua trajetória musical foi também a que a fez ser dispensada pela gravadora em 2020. Pink Pony Club — que retrata a história de uma menina do interior com o sonho de viver a cultura drag em Santa Monica — soava completamente diferente do seu primeiro projeto, que tinha um som mais sério e obscuro.

“Eu vou tentar por mais um ano – e se não funcionar, eu penso novamente sobre isso.” foi o que Roan decidiu ao se tornar uma artista independente. Ela aprendeu a fazer sua maquiagem drag sozinha, arrumou figurinos em brechós e pediu ajuda a amigos sempre que precisou fazer um ensaio fotográfico.

Em 2023, assinou um contrato com a Island Records e atualmente, são milhares as pessoas que cantam a letra de volta para Chappell Roan durante seus shows.

Seu nome artístico é uma mistura do último nome do avô que se chamava Dennis K. Chappell, com a música favorita do mesmo: “The Strawberry Roan,” de Marty Robbins.

“Como Chappell Roan, eles esperam que eu seja uma pessoa muito extrovertida, muito sexy e sedutora, e eu não sou assim. Eu quase nunca bebo, uma vez por ano, às vezes duas… sou solteira, literalmente celibata de propósito. Eu não sou a personagem que eu toco (nas músicas) . Eu vejo isso muito parecido com uma peça de personagem e performance.” — Kayleigh para a Springfield.

The Rise And Fall Of A Midwest Princess

Seu primeiro álbum foi lançado em setembro do ano passado e conta a história de uma garota de cidade pequena que encontra seu caminho no mundo.

O disco conta com 14 músicas e a icônica “HOT TO GO”, que virou uma trend em seus shows. 

A identidade visual inspirada em arte Drag Queen, que a cantora tanto ama, chama muita atenção, retornando a ideia de ser uma pessoa totalmente diferente de Kayleigh. Ela, inclusive, acha destoante que a chamem pelo seu nome real já que os fãs são fãs da persona que ela criou.

“Já imaginou se chamassem a Trixie Mattel de Brian enquanto ela está de drag?”

Curiosidade: Drag Queens são convidadas para abrir a sua turnê solo.

Dan Nigro produz seus projetos há anos. O produtor é conhecido por trabalhar com Olivia Rodrigo e Conan Gray, e foi o gancho para a amizade das duas meninas começar. 

Após isso, a cantora abriu a Sour Tour, de Olivia, em 2022 e retornou para a Guts World Tour neste ano. Além disso, Chappell também está presente no backing vocals do segundo álbum de Rodrigo em “bad idea right?”, “lacy” e “obsessed”.

Good Luck, Babe! 

A nova era de Chappell ainda é incerta. A própria cantora disse que um próximo álbum irá acontecer em algum momento, mas por agora só está escrevendo músicas que está amando e às mostrando para o mundo. 

Para Assistir:

WITC Recomenda:

  • Good Luck, Babe
  • Pink Pony Club
  • Red Wine Supernova 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.