Cobertura

Gilberto Gil emociona com a turnê ‘Tempo Rei’ em noite histórica e inesquecível na Farmasi Arena

Foto: Pridia

Ao longo de seis décadas, Gilberto Gil não só se consagrou como um dos maiores artistas do Brasil e do mundo, mas também conquistou os corações de gerações inteiras com sua música, sua arte e sua força única. Agora, ele nos brinda com sua genialidade nesta que é a última grande turnê de sua carreira e, em cada nota, nos lembra do legado imortal que construiu.

No sábado (29 de março), Gilberto Gil se apresentou com a turnê Tempo Rei e a Farmasi Arena foi palco de uma noite inesquecível, com ingressos esgotados, energia estonteante e a participação de um público arrebatado, cantando todas as músicas do começo ao fim, cientes de que estavam presenciando um momento histórico e emocionante, como nunca mais se repetirá.

O show deu início com o clássico sucesso “Palco” e daí já se podia imaginar o que nos aguardava. Sem dúvida, um dos momentos mais emocionantes da noite aconteceu quando Marisa Monte subiu ao palco para uma participação especial. Juntos, eles cantaram “A Paz”, clássica música que Gil compôs em parceria com João Donato. A canção, na seção acústica do show, ecoou pela arena arrepiando a todos. A sensação de ouvir os dois juntos era como se o tempo parasse, e a música falasse diretamente aos corações de todos os presente, pura emoção.

E, como se a noite não fosse grandiosa o suficiente, Chico Buarque, amigo de longa vida de Gilberto Gil, fez presença através de um vídeo no telão, explicando a lendária composição de “Cálice” e relembrando a censura que a canção sofreu na época da ditadura militar. Enquanto ele falava, o público iniciou um coro coletivo de “Sem anistia, sem anistia”,  fazendo protesto contra a proposta de absolver os acusados da tentativa de golpe de 8 de janeiro de 2023.  Apenas mais um lembrete que a música transpassa o tempo e que a canção eternamente será a chama de resistência.

Outro momento que deixou todos sem palavras foi a homenagem de Gil à sua filha, Preta Gil, que enfrenta uma batalha contra o câncer. “Eu ofereci essa canção para ela lá [no show de Salvador], e hoje ela está aqui de novo. Minha querida filha Preta”. E foi com essas palavras, carregadas de emoção, que ele cantou Drão, enquanto imagens de Preta passavam no telão.

Realmente “Esotérico”, Gilberto Gil ainda nos presenteou com tantos outros sucessos, como “Andar com fé”, “Toda meninas baiana” e “Ta me esperando na janela”, antes de finalizar essa noite inesquecível com “Aquele abraço”, junto a uma onda de confetes e lágrimas de emoção.

Ao fim da noite, ficou claro que Gilberto Gil não é apenas um grande artista. Ele é uma lenda viva. Sua música não tem fronteiras, suas palavras reverberam nos corações de pessoas ao redor do mundo. Gil é resistência, é grandeza, é uma alma de uma intensidade rara, e sua grandeza transcende tudo o que possa ser descrito. A ideia de vê-lo se despedir dos palcos nos apertou o peito, como se o mundo, de alguma forma, perdesse uma de suas luzes mais brilhantes. Não há como traduzir em palavras o tamanho da importância dessa turnê, de seu legado e da sensação de que a despedida de um artista tão único e revolucionário é, ao mesmo tempo, uma perda e uma celebração.

Uma coisa é certa: Gilberto Gil é eterno. Sua música ecoará por gerações, sempre viva, sempre presente, sempre pulsante.

Assistir ao vivo a turnê O Tempo é Rei é sentir a conexão de milhares de corações batendo no mesmo ritmo — a música ancestral e magistral de Gilberto Gil, imortal e imutável, como o próprio tempo.

Confira a setlist completa:


Palco
Banda Um
Tempo Rei
Eu só quero um xodó
Em vim da Bahia
Procissão
Domingo no parque
Cálice
Bate macumba
Back in Bahia
Refazenda
Refavela
Não chore mais
Extra
Vamos fugir
A novidade
Realce
A gente precisa ver o luar
Punk da periferia
Rock do segurança
Se eu quiser falar com Deus
Drão
Estrela
Esotérico
Expresso 2222
Andar com fé
Emoriô
Toda menina baiana
Esperando na janela
Aquele abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *