Matéria

10 momentos icônicos nos 10 anos de BTS

Nesta semana, o grupo sul-coreano BTS está completando 10 anos de carreira. Com muitos altos e baixos, o conjunto conseguiu se estabilizar como um dos maiores e mais importantes do mundo, com muito esforço, talento e perseverança. 

Com 7 integrantes – RM, Jin, SUGA, J-HOPE, V, Jungkook e Jimin – o grupo da BIGHIT Music fez sua estreia em 2013, com o álbum 2 Cool 4 Skool e o conceito rebelde característico de seus primeiros lançamentos. 

Atualmente, com prêmios importantes, representações em marcas prestigiadas, colaborações musicais de sucesso e uma gigantesca legião de fãs espalhadas pelo globo, BTS luta cada vez mais para entregar uma jornada linda ao público que o assiste e o apoia com todo coração. Sendo assim, momentos icônicos é o que não falta na carreira desse habilidoso grupo, provando sua imensidão na música atual.

1. Integrantes do grupo falando em português no Brasil

Reconhecendo uma de suas maiores fanbases do mundo, BTS já veio para o Brasil com 4 turnês diferentes: RWeL8? (2014), BTS Live Trilogy Episode II: The Red Bullet (2015), The Wings (2017) e Love Yourself: Speak Yourself (2019). Uma curiosidade? A diferença de público entre o primeiro show e o último show do grupo no país é de mais de 35 mil pessoas – sendo que, em 2014, BTS se apresentou para 1500 pessoas na Vila Marquês, já em 2019, o grupo lotou 2 vezes o Allianz Parque inteiro. 

Para comemorar, esse sucesso todo, os integrantes aprenderam algumas gírias brasileiras e frases em português para dizerem aos fãs, incluindo “O Brasil sempre me deixa boas lembranças”, “Estou apaixonada por vocês”, “Acho que terei ótimos sonhos”, “Obrigada por iluminar a gente” e até mesmo “Nós te roxamos” (gíria interna do grupo e dos fãs que significa eu te amo) e “Juntos e Shallow Now” (canção de Luan Santana e Paula Fernandes).

2. Apresentações e indicações ao Grammy

Em 2019, BTS se tornou o primeiro grupo de K-Pop a apresentar um prêmio na renomada cerimônia do Grammy. Porém, em 2021, o grupo fez história se tornando o primeiro conjunto sul-coreano a ser indicado em uma das principais categorias da premiação: Melhor Performance de Grupo ou Duo Pop, com a música Dynamite

Mesmo não levando a estatueta para casa, BTS continuou mostrando seu poder nas edições seguintes da competição, ganhando indicações nos anos de 2022 e 2023, em categorias como Melhor Vídeo Musical e Melhor Grupo ou Duo Pop, além de apresentar seus grandes hits nos palcos da cerimônia. 

3. Jin se apresentando com Coldplay em um estádio lotado na Argentina

Após lançar My Universe, uma parceria musical com os britânicos do Coldplay (que também chegou a ser nomeada ao Grammy), o grupo se tornou próximo a banda, criando uma amizade extremamente amada pelos fãs. 

Uma prova desse laço entre os artistas se deu em 2022, quando o integrante Jin foi convidado para participar de um dos shows esgotados do Coldplay na Argentina, durante a turnê MUSIC of the SPHERES, apresentando sua música solo The Astronaut

4. j-hope sendo headliner do Lollapalooza Chicago

Em 2022, era a vez de j-hope fazer história (mais uma vez) se tornando o primeiro o primeiro sul-coreano a ser headliner do Lollapalooza Chicago, um dos maiores festivais da música mundial. 

Com uma performance de tirar o fôlego, incluindo muita dança, rap e até mesmo colaborações especiais – como Becky G – o integrante do BTS fechou o evento em uma apresentação inesquecível, apelidada carinhosamente de Hobipalooza

5. Jungkook se apresentando na abertura da Copa do Mundo no Catar

Provando que sua influência chega até mesmo no esporte, Jungkook foi convidado para cantar a música tema Copa do Mundo do Catar em 2022, um dos maiores eventos esportivos do mundo. 

Com um show incrível na abertura oficial da competição, o artista apresentou o single Dreamers, no estádio Al Bayt, ao lado do famoso cantor catari Fahad Al-Kubaisi. Sendo assim, ele se tornou o primeiro artista de K-pop a performar no campeonato mundial.

6. Apresentação no MMA 2020

Em 2020, BTS foi o tópico principal de uma das maiores premiações da Coreia do Sul, o Melon Music Awards (também conhecido como MMA). Além de conquistar 6 dos maiores prêmios da noite – incluindo Álbum do Ano, Artista do Ano, Canção do Ano e Popularidade – o grupo entregou uma das performances mais emocionantes já vistas na cerimônia. 

Com uma orquestra ao vivo, BTS apresentou um mix dos hits Black Swan, ON, Life Goes On e Dynamite, se destacando por uma coreografia impactante inspirada em passos do ballet contemporâneo – uma das especialidades do integrante Jimin

7. Turnê solo do SUGA

O BTS é descrito como um grupo talentoso e habilidoso pela mídia. Porém, mesmo em seus lançamentos solos, eles conseguem entregar um carisma sem igual e fazer o público se apaixonar. 

Para comprovar, SUGA se tornou o primeiro integrante do grupo a se aventurar em uma turnê completamente solo com o seu alter-ego musical, Agust D. As apresentações vêm lotando estádios e arenas de países como Estados Unidos, Japão, Tailândia, Indonésia e Coreia do Sul. 

A turnê também já contou com participações especiais de nomes como MAX e Halsey.

8. Homenagem dos ARMYs na Love Yourself Tour em Londres

Já sabemos que o ARMY é um fandom muito apaixonado. Para demonstrar todo esse amor e apoio ao BTS, os fãs de Londres se juntaram para fazer uma homenagem surpresa ao grupo em um show da Love Yourself: Speak Yourself Tour, no Estádio Wembley. 

Em uma das pausas do show para troca de música, o estádio se encheu com as vozes das ARMYs cantando Young Forever, uma das faixas mais emocionantes e marcantes do grupo, levando os integrantes ao choro. 

9. A volta de SUGA no Golden Disk Awards 2021

Em 2020, SUGA precisou passar por uma cirurgia no ombro, o que acarretou uma pausa temporária na carreira do rapper. Porém, em 2021, ele fez seu (extremamente) esperado retorno da maneira mais BTS possível: em uma das maiores premiações da Coreia do Sul, o Golden Disk Awards, subindo no meio do palco para uma performance de tirar o fôlego. 

No mesmo dia, o grupo venceu o prêmio de Álbum do Ano e de Artista Mais Popular. 

10. Filme Yet To Come nos cinemas ao redor do mundo

Após o lançamento de diversos filmes, como Burn the Stage e Break the Silence, BTS retornou às salas dos cinemas mundiais para um evento mais do que especial, uma versão exclusiva do show de Busan (Coreia do Sul) da turnê Yet to Come, a última do grupo antes da pausa temporária indefinida para alistamentos militares. 

Com ingressos esgotados, o grupo deu uma experiência maravilhosa aos fãs, que puderam viver uma apresentação intensa e emotiva de uma maneira inesquecível.

Não tem como negar que eles são gigantes. Nesses 10 anos de carreira, BTS provou que tudo é possível com muita dedicação e, por isso, sabemos que é só o começo. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.