Show, fanmeeting e fansign: conheça as diferenças entre cada tipo de evento
Com a crescente demanda de artistas internacionais no Brasil, um leque de diferentes eventos vem se abrindo cada vez mais no nosso país. Às vezes, um determinado artista não se encaixa em um show de 2 horas mas consegue fazer um fanmeeting tranquilamente. Ou, talvez, ele decida até mesmo fazer um fansign após suas apresentações.
Mas, muita gente ainda se pergunta, o que são todos esses nomes e estilos de eventos? Vale a pena comprar qualquer um deles? Então, segue com a gente que vamos te explicar como cada um funciona!
Show
É uma apresentação puramente musical, que dura entre 1h30min e 3h, dependendo do artista. Por mais que haja alguns breve momentos de interação com o público e discursos pessoais, ele tem como foco principal performances de canto e dança em geral.
Fanmeeting
Evento que pode ser feito com qualquer tipo de artista, desde atores até cantores. Ele não tem como objetivo focar na parte musical, e sim nas interações entre a celebridade e público.
O fanmeeting geralmente dura em torno de 2 horas e conta com brincadeiras, discursos, perguntas dos fãs e, algumas vezes, até mesmo apresentações musicais especiais do artista em questão. Quando falamos do mercado brasileiro, a maior parte dos que escolhem fazer esse tipo de evento são do ramo da atuação, principalmente asiático.
Fansign
É a famosa sessão de autógrafos. O artista fica sentado e os fãs formam uma fila do lado oposto da mesa que ele está. Quando começa, uma pessoa de cada vez vai até a frente da celebridade e consegue uma assinatura exclusiva, podendo até mesmo falar rapidamente com a mesma.
Geralmente, na compra do ingresso, ela dá direito a um pôster ou um item específico para o artista autografar.
Videocall/Fancall
Popularizada após a pandemia, a videocall (ou fancall) foi uma maneira que os famosos encontraram para interagir diretamente com seu público na época de isolamento. Ainda bem famosa por sua facilidade, ela geralmente dura em torno de 2 a 5 minutos, tempo em que você pode conversar com o artista de qualquer lugar do mundo através de uma chamada de vídeo.
Fotos de capa: Carol Marins, Vitoria Strahler e Ohdeerzo.