A Nação Zumbi sobe ao palco da Audio no dia 25 de outubro para fechar com chave de ouro a tour que celebra três décadas do lançamento do disco “Da Lama Ao Caos”, um clássico na trajetória da banda que revolucionou a música brasileira ao lado de Chico Science e um marco do Manguebeat e da cultura nacional.
Depois de passar por várias cidades do Brasil e da Europa, a turnê comemorativa “Da Lama Ao Caos – 30 anos”, que começou em 2024 e se estendeu em 2025 devido ao grande sucesso, volta a São Paulo para uma de suas últimas apresentações em um show único e imperdível, onde a banda vai tocar na íntegra todas as faixas do disco.
Para deixar a noite ainda mais potente, Maciel Salú, rabequeiro, cantor, compositor, mestre de maracatu-rural e militante das tradições populares, faz uma participação especial. Na abertura, a banda Devotos, ícone do punk rock e hardcore brasileiro, reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Recife, apresenta seu show.
Sempre reverenciada em suas apresentações, com sucessos que marcaram gerações, a Nação Zumbi continua mais atual do que nunca com sua explosiva mistura de ritmos, originalidade e potência sonora. Para 2026, a banda formada por Jorge Du Peixe (vocal), Dengue (baixo), Toca Ogan (percussão), Marcos Matias e Da Lua (tambores), Tom Rocha (bateria) e Neilton Carvalho (guitarra) planeja o lançamento de um disco de inéditas e o projeto especial “Afrociberdelia 30 anos – sinfônico”, um encontro inédito com a Orquestra Experimental de Repertório do Theatro Municipal de São Paulo.
No Carnaval 2026, a Nação Zumbi será homenageada pela Acadêmicos da Grande Rio no desfile da escola na Marquês da Sapucaí, no Rio de Janeiro, com o enredo “A Nação do Mangue”, dedicado ao movimento Manguebeat.
O Disco “Da Lama Ao Caos”
Lançado em 1994, o disco de estreia do grupo (ainda sob a alcunha de ‘Chico Science & Nação Zumbi’) impactou a cena musical com uma nova sonoridade, onde unia de maneira original ritmos regionais e universais, tornando-se um dos marcos do Movimento Mangue.
31 anos após o seu lançamento, “Da Lama Ao Caos”, produzido por Liminha, consolidou-se como um dos álbuns mais importantes no cenário musical brasileiro. Ocupando a posição em 13º lugar, o álbum está na lista dos 100 maiores discos da música brasileira feita pela Revista Rolling Stone Brasil. Em 2022, foi escolhido o melhor disco da MPB nos últimos 40 anos em enquete promovida pelo jornal O Globo com 25 especialistas em música de todo o país.
Seu som revolucionário com canções energéticas bem elaboradas mesclando funk, rock, maracatu, embolada, psicodelia e música africana inaugurou a cena Mangue. Alcançou projeção internacional e foi também um dos responsáveis pela “abertura de portas” para o rock dos anos 90 no Brasil, exercendo uma influência muito forte para o que surgiria depois. Entre as músicas de maior destaque no disco estão “A Praieira”, que integra a trilha sonora da novela “Tropicaliente” (1994), “A Cidade”, com seu clipe veiculado na MTV Brasil e trilha da novela “Irmãos Coragem” (1995), “Da Lama Ao Caos”, “Samba Makossa”, entre outras.
Nação Zumbi
A Nação Zumbi tem oito álbuns autorais – os dois primeiros, “Da Lama ao Caos” (1994) e “Afrociberdelia” (1996), com Chico Science – Depois, com Jorge Du Peixe no vocal, a banda acumulou mais seis álbuns de estúdio -“CSNZ” (1998), “Rádio S.Amb.A” (2000), “Nação Zumbi” (2002), “Futura” (2005), “Fome de Tudo” (2007) e “Nação Zumbi” (2014), e um de releituras, lançado em 2017, o “Radiola NZ (vol. 1)”. O grupo também lançou dois álbuns audiovisuais, “Propagando ao Vivo” (2006) e “Ao Vivo no Recife” (2012), além do CD “Mundo Livre S.A vs Nação Zumbi” (2012).
Nas três décadas de estrada em festivais importantes pelo país e exterior houve várias formações da Nação Zumbi. A banda conseguiu se reestruturar e soube se reinventar ano após ano, disco após disco, até chegar aqui. Remanescentes da formação original e fundadores da banda, junto de Chico Science, Jorge Du Peixe, Dengue e Toca Ogan seguem também em carreira solo com novos trabalhos.
Confira as últimas datas da turnê “Da Lama Ao Caos”
25/10 – São Paulo – Audio
13/11 – Belém – Festival Psica
12/12 – Fortaleza – Festival Tamo Junto BB
Recife (data a confirmar)
Serviço Audio
Data: 25/10 (sábado)
Horário: 20h
Classificação: 18 anos
Local: Av. Francisco Matarazzo, 694, São Paulo
Ingressos: https://www.ticket360.com.br/evento/31716/ingressos-para-nacao-zumbi
Redes Sociais:
@nacaozumbioficial