A um dia de desembarcar no Brasil, conversamos com Dan Marsala, vocalista do Story of the Year. Em nossa entrevista, ele falou sobre o retorno da banda ao país após 11 anos, tudo o que já tinha ouvido sobre a energia da plateia brasileira e as expectativas para este reencontro.
Formado em St. Louis (EUA), o Story of the Year surgiu em 1995 e se consolidou no início dos anos 2000 como um dos grandes nomes do post-hardcore/emo. O álbum de estreia, Page Avenue (2003), trouxe hits como “Until the Day I Die”, “Anthem of Our Dying Day” e “In the Shadows”, levando-os a turnês mundiais e conquistando uma legião de fãs.
De lá pra cá, a banda lançou discos marcantes como In the Wake of Determination (2005), The Black Swan (2008) e The Constant (2010). Após esse último, o grupo entrou em hiato, com cada integrante seguindo projetos pessoais e se afastando da rotina intensa de turnês. Nesse período, eles chegaram a fazer apresentações pontuais e, em 2013, celebraram os 10 anos do clássico Page Avenue com uma turnê especial e o álbum Page Avenue: 10 Years and Counting, que trouxe versões acústicas e repaginadas das faixas originais. O verdadeiro retorno só veio em 2017, com o lançamento de Wolves.

Mais recentemente, em 2023, lançaram Tear Me to Pieces, produzido em parceria com Collin Brittain, produtor que já trabalhou com o Linkin Park e amigo de longa data do grupo.
Na entrevista, além de falar sobre esse processo criativo, Dan comentou sobre o lineup do festival que traz a banda de volta ao Brasil. Ele destacou os nomes internacionais com quem vão dividir o palco, contou que conhece grande parte desses artistas pessoalmente e mantém amizade com muitos deles, e também revelou se já tinha algum conhecimento das bandas nacionais que se apresentam no evento.
O vocalista ainda revelou como foi “muito louco” perceber que esse velho amigo agora também está envolvido diretamente nos novos trabalhos do Story of the Year. Além de assumir esse papel criativo, Collin Brittain está por trás da produção dos novos sons da banda, reforçando a química dentro e fora do estúdio.
A entrevista foi bem divertida e ainda rendeu um spoiler: um novo álbum já está pronto. Vem conferir a conversa completa!