Artista Do Mês

Artista do Mês: Emei

Nome: Emily Li
Idade: 24
Origem: Nova Jersey, EUA
Artistas Favoritos: Amy Winehouse, Katy Perry e Taylor Swift
Pra quem gosta de: Upsahl, Olivia Rodrigo e Maisie Peters

Emei pode já ter passado pela sua For You Page do TikTok com seus sucessos “Love Me Not” ou “Irresponsible”. A cantora americana com pais imigrantes da China verbaliza em suas músicas a experiência de estar nos 20 anos de uma forma sem filtro, atraindo diversos olhos dos fãs de música alternativa. 

Sua carreira começou bem antes de seu debut (2021). Sua infância foi rodeada de músicas chinesas, começou aos 9 anos a demonstrar seu interesse na área e com o tempo se apresentou em várias comunidades asiáticas em Nova Iorque. Aos 15 anos, se mudou sozinha para a China e precisou tirar um ano sabático do ensino médio para participar do Chinese Idol, competição na qual terminou na terceira posição e conseguiu um contrato com um canal de TV.

 “Eu me tornei uma artista muito melhor…Eu estava muito mais confortável no palco depois daquele ano porque estava todos os dias me apresentando para esses enormes shows de estádio. Eu cresci muito rápido durante esse ano.” – disse para a People. 

A falta de grandes inspirações na indústria com os seus traços sempre deixaram Emei incerta sobre a tentativa de ser uma cantora nas Américas: “Eu realmente não achava que tinha uma chance na América porque nunca tinha tido ninguém na minha infância que eu admirasse que eu pensasse: ‘Oh, eu me vejo neles.’ Eu nunca tive isso.”. A pandemia foi um grande impulso para a cantora iniciar a carreira nos EUA por estar presa em Nova Iorque. 

Durante seu último ano na faculdade de Ciência Cognitiva em Yale, Emily escreveu “Late To The Party” e postou alguns vídeos no TikTok. O que era só um momento de desestresse acabou bombando e virando a vida dela de cabeça pra baixo. 

No mesmo ano, seu primeiro projeto foi lançado. O EP, contando com 6 faixas que acompanham Emei em suas dores do crescimento e seu aprendizado sobre ela mesma. 

“Somos todos jovens adultos tentando descobrir nossas vidas. Aprender significa cometer um monte de erros, e tudo bem.” – afirma para a ATWood Magazine. 

O segundo EP da cantora teve sua primeira parte lançada em 2023 e o deluxe em 2024, totalizando 10 músicas. Durante sua turnê ela apresentou aos fãs algumas músicas que não chegaram a ser lançadas e decidiu que elas deveriam fazer parte de uma versão deluxe do projeto. 

Retratando como lidar com TDAH, ansiedade social e autossabotagem, Emei entrega uma produção única e dinâmica. 

“Cynical” foi escrita no dia do lançamento de seu último projeto. Por conta de sua ansiedade, a cantora não estava conseguindo aproveitar como deveria um dia tão importante. 

Why do i have to be so cynical”

A batida rápida e versos apressados do single “Love Me Not” chamou grande atenção do público das redes sociais com apenas vídeos da prévia da canção, que atingiram milhões de visualizações. 

@its.emei

always takin it up a notch ofc #lovemenot

♬ LOVE ME NOT EMEI – Emei

 “You tell me that I really shouldn’t worry and I’m blowing it up, but I’m falling in love, do you wanna break up?” 

A música que traz a insegurança de estar em um relacionamento oscilante foi escolhida por Emei para ser lançada por ser “perfeita para ser cantada aos altos pulmões em uma plateia de show”, segundo a mesma.

Celebrando a cultura musical da Ásia e das ilhas do Pacífico além do K-pop, o Spotify se juntou novamente à Gold House e convidou Emei, Alex Porat, Towa Bird, Rhea Raj, Paravi e Mad Tsai para a classe de 2024.

A campanha tem como objetivo oferecer oportunidades e apoio à artistas em ascensão para que alavanquem suas carreiras. Além de promovê-los em editoriais, os artistas também recebem apoio com masterclasses e sessões de mentoria.

Emei lançou um Spotify Singles em meio ao programa. Seu cover de “Watermelon Sugar” de Harry Styles transformou a música original com novos instrumentais e o seu estilo de produção.

O mais novo single, “RABBITHOLE” saiu no dia 23 de agosto e traz referências à história de Alice no País das Maravilhas. Ela reflete sobre sua realidade e percepção do mundo sobre a mesma e as direções de sua carreira. 

Mom and dad are looking retirement-ready
Oh my God, I’m gettin’ old
Superstars are made before they’re twenty
Falling down the rabbit hole”

“Mamãe e papai estão prontos para a aposentadoria
Meu Deus, estou ficando velha
Superestrelas são feitas antes dos vinte anos
Caindo na toca do coelho”

PARA ASSISTIR

WITC Recomenda:

  • Backtrack
  • Irresponsible 
  • You Are Bad

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *