Por Dentro Do Álbum

Por dentro do álbum: Higher Than Heaven – Ellie Goulding

Com 16 faixas e colaborações de Alok, Big Sean e Sigala, Ellie Goulding lançou seu quinto álbum de estúdio, Higher Than Heaven, na última sexta (07/04). 

Após 13 anos na indústria, a cantora traz um álbum menos pessoal, Higher Than Heaven não foi feito para criar teorias em cima das músicas e ir super à fundo nas letras porque são canções dançantes. Com um sentimento que foi vivido na pandemia, Ellie disse que sentiu muito que ficaria bem sozinha, que está tudo bem amar outra pessoa, mas que o amor próprio precisava vir primeiro. 

Quando conversamos com a cantora, ela contou que a intenção por trás do álbum era que todos pudessem escutar e sentir a música, e que mesmo as composições mais tristes animasse e não fizesse com que o ouvinte ficasse com um sentimento ruim. A ideia era fazer um álbum mais leve.

Todas as capas dos singles e do álbum passando uma ideia de liberdade. Seja na água ou dançando, Ellie parece estar livre.

Inicialmente datado para 3 de fevereiro, o lançamento foi adiado duas vezes por conta de oportunidades que apareceram no backstage.

Enquanto trabalhava no álbum, Ellie estava passando por um momento muito especial, sua primeira gravidez. Mas a mesma disse que não quis pensar sobre o fato no estúdio, uma vez que ela ainda tenta preservar a maternidade dos olhos públicos e ter uma relação mais pessoal com seu filho, guardando esse sentimento para os dois. Talvez no próximo álbum nós podemos ver mais do ponto de vista da cantora sobre esse momento, já que a mesma disse que é inevitável que não afete seu trabalho, pois é um amor incondicional divisor de águas. 

Por dentro das faixas

Seu comeback após o lançamento de seu último álbum “Brightest Blue” (2020) veio com Easy Lover, em parceria com Big Sean.

A música fala sobre voltar para alguém que te machuca e que você pensa que pode mudá-la, mas isso não é possível. A faixa foi escrita há 5 anos em Los Angeles, com Greg Kurstin e Julia Michaels.

Ellie comentou que sempre quis fazer uma colaboração com Big Sean, já que o mesmo já sampleou diversas das suas músicas.

“Eu sempre sinto que há algo especial em alguém que me aprecia tão cedo como artista”. 

– Ellie Goulding para Billboard
  • Cure for Love

A britânica mostra na música sobre sua independência, que pode se cuidar sozinha. Com uma batida dançante ela canta sobre ser sua própria cura necessária.  

  • By The End Of The Night 

O álbum tem muita inspiração nos anos 80, inclusive a música By The End Of the Night, que tem forte influência da década. Trazendo o dance presente em muitas músicas de Madonna da época. 

“By the end of the night, I want to feel like the sky is dripping on every part of me”. 

A história de amor vivida na música traz o sentimento de estar em outro planeta, fazendo alusão à drogas. 

“Você é a droga nova

Eu quero provar, quero secar minhas lágrimas

Elas desaparecem quando eu estou com

Você” 

  • Higher Than Heaven 

Na sétima faixa, que intitula o álbum, Higher Than Heaven, Ellie fala sobre um amor que ela não sabe exatamente para onde está a levando, mas confia na pessoa que te guia. A música traz o propósito de te tirar da órbita e levar para um mundo surreal, mas ideal.

“I’m free-fallin’ when I’m slippin’ from your arms

Hold me tight and show me I’m the one you want

Cause it feels so good not knowing

Exactly where we’re going”

No trecho das duas últimas linhas ela fala “É tão bom não saber exatamente onde estamos indo”, e esse trecho remete ao visual do álbum no mar, onde figurativamente não há um senso exato do caminho.

  • Waiting For It

“É só uma música sobre sexo, não há nada além disso”, diz Ellie. E realmente, com um pingo de inspiração no R&B, é sobre se divertir com alguém que esperou muito tempo para acontecer.

  • Just For You

Também escrita na sessão com Greg e Julia, há cinco anos, veio de uma fase onde Ellie e Julia estavam viciadas nas músicas de Drake. É algo mais experimental e influenciado pelo trabalho do cantor.

  • Better Man – indignação com o machismo na indústria musical 

Antes do lançamento oficial do álbum, Goulding teve a oportunidade de apresentar algumas músicas ao vivo e disse que “Better Man” é perfeita para abrir os shows. Dentre as 16 faixas, é uma das favoritas dela do álbum, trazendo a importância do empoderamento feminino, principalmente na indústria musical. 

“Cold as my dollars and warm as the waves I ride / Fria como meus dólares e quente como as ondas em que surfo” – novamente o oceano, forte no visual do álbum, aparece junto com o conceito de poder.


Você pode ouvir o álbum Higher Than Heaven completo aqui:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *