O dia 11 de janeiro de 1985 marcou para sempre a história da música. Não apenas no Brasil, mas em todo o mundo. Nesse dia, o Rock in Rio “nasceu”: em sua primeira noite, na antiga Cidade do Rock, atrações como Queen, Whitesnake e Iron Maiden dividiram o palco, marcando para sempre a vida de milhares de fãs.
41 anos depois, entre 22 edições, 4 países e apresentações de mais de 4 mil artistas, o Rock in Rio está consagrado como um dos maiores festivais do mundo. E se teve uma coisa que não mudou após todos esses anos é a valorização dos fãs, que se tornou o grande diferencial do evento.
“Os fãs são os verdadeiros astros do nosso festival. Isso não é segredo para ninguém”, disse Ana Decacche, diretora de Marketing da Rock World, em entrevista para o We In The Crowd. “O Rock in Rio é apaixonado pela sua comunidade, pelas pessoas que levam essa marca tatuada na pele, guardada no coração. A gente é muito fã do nosso fã.”
Segundo Ana, surpreender os fãs é a grande motivação por trás dos holofotes para entregar um festival ainda maior a cada ano. “A cada edição, as experiências — ou seja, as atrações além da música — também evoluem e encantam. (…) Tudo isso parte desse profundo respeito pelo fã e da busca constante por formas de surpreendê-lo, de fazer com que, mesmo depois de comprar o ingresso, ele chegue ao festival e pense: ‘Meu Deus, até isso eu não esperava’. A gente faz isso o tempo inteiro, todos os dias”, comentou.
Além das inovações propostas pela organização do evento, que surpreendem os fãs a cada ano, alguns sortudos ainda tiveram a oportunidade de serem escolhidos para viver momentos inesquecíveis ao ladinho dos artistas que tanto os inspiram. Você com certeza se lembra de algum encontro icônico que aconteceu no Palco Mundo, não é?
Para celebrar essa data icônica, nós selecionamos os melhores momentos de troca entre fã e ídolo, com toda a magia que só o Rock in Rio pode proporcionar. De Katy Perry a Jão, vem relembrar com a gente:
As divas pop e seus fãs roubaram a cena em 2010
Depois de uma pausa de 10 anos, período em que o festival focou na expansão em Portugal, o Rock in Rio voltou para o Rio de Janeiro com um line-up imbatível – incluindo as maiores divas pop do momento.
Naquele ano, Katy Perry foi a primeira artista internacional a pisar no Palco Mundo. Dos looks ao repertório repleto de hits, as interações com o fã Júlio César de Salvo, o “Júlio de Sorocaba”, viralizaram! O sortudo foi escolhido para subir ao palco antes de I Kissed a Girl, deu um beijo na cantora e depois foi “expulso” do palco.

Uma semana depois, foi a vez de Shakira convocar os fãs. Durante Whenever, Wherever, um dos maiores sucessos da sua carreira, a colombiana convidou 6 fãs para o palco – e ensinou a coreografia no bom português.
Assista esse encontro:
E por falar em Katy Perry, as interações com os fãs no palco já se tornaram uma tradição de suas passagens pelo no Rock in Rio: em 2015 e 2024, a intérprete de Teenage Dream protagonizou grandes momentos divertidos com os escolhidos. Teria sido ela a precursora do movimento?
Lugar VIP em cima do palco? TEMOS!
Em 2015, o Metallica fez história ao se apresentar duas vezes no festival: na edição de Las Vegas e no Brasil. Em ambos os espetáculos, os artistas levaram fãs sortudos para curtir o show de cima do palco. Uma estrutura similar a uma grade foi montada atrás dos artistas, que tiveram uma visão privilegiada da apresentação. Isso sim é ser VIP de verdade!

Nove anos depois, quem trouxe uma proposta parecida foi o brasileiro Jão, mas em número ainda maior. Cem fãs do cantor tiveram a oportunidade de assistir – e também fazer parte – da apresentação histórica, acomodados em arquibancadas posicionadas nas laterais dos palcos. O resultado? Um baita exemplo de fãs realizando os sonhos junto com ídolo!
E beijar fã? Tá liberado?
Se tem um homem que é conhecido pelas suas interações calientes com as fãs é Jon Bon Jovi. E é claro que não seria diferente no Brasil! Em 2019, o vocalista do Bon Jovi convocou uma fã em meio a uma sequência de hits e, além de abraçar e dançar coladinho, ainda deu um beijão ao som de Bed of Roses. E essa não foi a primeira vez que o astro fez isso no festival: em 2013, também teve beijo em fã sortuda.

Dividir palco também é realizar sonhos
Em 2022, o músico Theo Kant chegou na grade do Rock in Rio com um cartaz pedindo para tocar com Post Malone e um sonho. E deu certo! Em entrevistas, o niteroiense contou que sua vida mudou após o encontro com o ídolo.
O que esperar para 2026?
Para a sua 11ª primeira edição no país, a organização do festival promete continuar a surpreender os fãs.
Este ano, temos uma novidade e tanto no line-up. O anúncio do Stray Kids como headliner marca a estreia do K-pop no festival e a aproximação com uma comunidade de fãs extremamente engajada e apaixonada. E como a produção do Rock in Rio enxerga essa onda de empolgação vinda das Stays?
“Naturalmente, ao olhar para o K-pop e ver o nível de engajamento desse público desde o primeiro anúncio do Stray Kids no festival, o nosso compromisso é dar o nosso melhor para criar muitos momentos especiais”, destaca Ana Decacche, ao afirmar que a aproximação com os fandoms é uma parte essencial do festival.
Depois da listening party exclusiva com Katy Perry para o lançamento do álbum 143 em 2024 e do encontro de MC Hariel com seus maiores fãs nos bastidores do The Town 2025, as expectativas para 2026 são altas. Para Decacche, a chave está em gerar uma proximidade real entre artista e público: “não apenas em um único dia, mas ao longo de todo o festival, sempre que for possível, vamos seguir buscando novas formas de promover experiências, fortalecer conexões e aproximar ainda mais os fãs de seus ídolos”.
O Rock in Rio 2026 acontece no Parque Olímpico, no Rio de Janeiro, nos dias 4, 5, 6, 7, 11, 12 e 13 de setembro de 2026. No momento, o Rock in Rio Card — ingresso antecipado que dá direito a um dia de festival, com data a ser escolhida posteriormente — está esgotado. O início da venda geral será anunciado em breve.
Se você também quer fazer parte dessa história, continue acompanhando o We in the Crowd para conferir a nossa cobertura completa do festival.






