O it boy da 4ª geração está de volta!
YEONJUN, do TOMORROW X TOGETHER, lançou seu primeiro álbum de estúdio, “NO LABELS – PART 01”, no último dia 7. O aguardado comeback solo do idol chegou pouco mais de 1 ano após o lançamento de “GGUM”, seu 1º single solo, um hip-hop chiclete (até no nome) com influências de electro.
Como tudo que é relacionado ao YEONJUN, não podemos esperar menos que excelência. Comprometido em participar de todas as fases da produção do álbum, Yeonjun foi creditado como compositor em 5 das 6 faixas do disco – com exceção de “Forever”, faixa totalmente em inglês.
Hoje, nós vamos destrinchar esse álbum que tem muito a dizer – desde as estratégias de divulgação até as coreografias.
Mais que um álbum, uma marca
O trabalho solo do artista já começou a ganhar visibilidade bem antes do seu lançamento: a capa do álbum foi vazada em 17/10 pelo portal de notícias The Music Universe, bem antes do previsto, e imediatamente chamou atenção dos fãs globalmente. Afinal, YEONJUN aparecia em uma pose performática e sem camisa – algo pouco comum para os meninos do TXT, que começaram a mostrar mais do corpo com a coreografia de “Love Language”, single digital lançado em abril.
A partir disso, YEONJUN aproveitou a oportunidade para imprimir sua marca: ele mesmo foi o principal divulgador do álbum, postando diversas fotos no Instagram utilizando ecobags gigantes com a capa estampada, além de produtos com a marca “NO LABELS”, como cueca, moletom e chaveiros. Aliás, a fotografia foi o grande marco desse comeback: até uma conta no Pinterest foi criada para divulgação de conteúdo.

Nas sessões de fotos para o álbum, YEONJUN se divertiu com o fato de aparecer sem camisa: “Queria que fosse ok para todo mundo sair por aí sem roupas. É realmente muito mais confortável”.
Esse photoshoot revela muito não só da personalidade do artista, mas também do que ele quer mostrar. A indústria musical do k-pop é repleta de rótulos, estigmas conservadores e tentativas de limitar os artistas a determinados conceitos. Com isso, é comum que a mídia sempre tente colocá-los em caixinhas. YEONJUN quer mostrar que ele tem muito mais a dizer. Que forma melhor do que responder a essas críticas do que aparecer sem camisa – literalmente, sem rótulos?
A mensagem do álbum é clara: YEONJUN só quer mostrar quem ele realmente é.
Como parte da divulgação, YEONJUN lançou um audiovisual que intercala três faixas: “Coma”, “Let Me Tell You” e a title, “Talk to You”. Vem conhecer um pouco melhor cada uma das faixas:
TALK TO YOU (TITLE)
A música que abre o álbum – também escolhida como a principal para divulgação – já chega colocando o pé na porta. Com elementos de hard rock e um riff inovador, é uma música cheia de personalidade que combina com os vocais do idol.
Segundo ele, essa música é a que mais mostra sua personalidade – é bem “YEONJUN core”.
Além da coreografia marcante no refrão, a letra e o próprio videoclipe destacam o lado mais sensual do idol. Entre passos de dança marcantes e tapas na cara, YEONJUN aparece virando uma garrafa d’água em cima da própria camisa – e depois, aparece sem a mesma, em sequências expansivas que combinam totalmente com ele.

LET ME TELL YOU
YEONJUN entrega o melhor do R&B romântico em “Let Me Tell You”, faixa com a participação de Daniela (KATSEYE). Provando sua versatilidade, Yeonjun domina a letra com vocais suaves e protagoniza uma dança caliente com a membro do KATSEYE.
Durante os bastidores da produção do videoclipe, YEONJUN contou como fez para lidar com a timidez: “Não estou acostumado a fazer esse tipo de papel, mas dei o meu melhor para que parecesse o mais natural possível. Foi tão constrangedor! Me esforcei ao máximo para não parecer tímido. Não se preocupem! Trabalho é trabalho! Queridas, não precisam ficar com ciúmes.”
DO IT
Em “Do It”, o estilo irreverente e divertido de YEONJUN está em alta. Nesse hip-hop divertido, o artista chama meninos e meninas para dançar com ele e referências debochadas a quem tenta copiar seu estilo único:
Move it like 된 것마냥 YJ의 miniature
Mexa-se como se você tivesse virado a miniatura de YJ
눈치를 왜 봐 너도 껴 거기 amateur
Por que está hesitando? Venha também, amador
이리저리 발 안 보이게 야바위
Mexa seus pés como se eles não pudessem ser vistos, como num jogo de concha
두고 와 정신 문 앞에다
Deixe sua mente na porta
A referência a “miniatura de YJ” é ao chaveiro da versão física do single “GGUM”, uma miniatura de Yeonjun em formato de chaveiro, usando moletom preto e com uma bola de chiclete.

NOTHIN’ BOUT ME
Liricamente a música mais importante do álbum, essa é a grande resposta de Yeonjun para os comentários ruins que recebe dos haters e da mídia. É aqui que ele diz que nunca será um artista limitado em uma caixa, recusando todos os rótulos que tentaram colocar nele ao longo de sua carreira.
(What you want?) 뭐라건 no 알 바
(O que você quer?) Fala o que quiser, não é da minha conta
(What you want?) 난 나만의 product
(O que você quer?) Sou meu próprio produto
(What you want?) 떼 버려 난 label
(O que você quer?) Tira isso, sou livre de rótulos
COMA
“Coma” expõe a determinação de YEONJUN em comandar o palco mesmo no meio do caos e do barulho. É um pouco desse ambiente caótico que é retratado no videoclipe: com o artista dançando no escuro rodeado por dançarinos, ângulos vertiginosos e momentos em slow motion. A música por si só tem uma vibe psicodélica, com alterações inesperadas nas progressões, e a voz de YEONJUN repetindo várias vezes “coma” ao fundo. A primeira vez que você ouve é uma grande surpresa – e depois ela vai grudar na sua cabeça.
É a faixa que fecha o álbum e abre o projeto audiovisual. YEONJUN considera a sua favorita do álbum.
Depois de todo empenho do artista, não restam dúvidas: o “trainee lendário” da Big Hit se consolida como um dos idols mais versáteis do k-pop. Fica agora a expectativa para a parte 02 (ainda sem data de lançamento definida). Vale a pena acompanhar para descobrir quais facetas o artista irá mostrar no próximo material.





