SHOWS NO BRASIL: Entenda os tipos de pré-venda mais comuns no país
Com mais e mais shows acontecendo no Brasil, é normal ficarmos confusos com a quantidade de vendas e pré-vendas liberadas para cada evento anunciado. Porém, saber o processo de cada uma delas aumenta significantemente as chances de conseguir o sonhado ingresso para aquele show do seu artista preferido.
Quer entender as mais comuns que acontecem por aqui? Vem com a gente:
1. Pré-venda de cartão
Santander, Itaú, Banco do Brasil, Bradesco, C6… A maioria dos shows e festivais contam com grandes bancos como patrocinadores principais, possibilitando vantagens aos clientes – como vendas de ingressos antecipadas, maiores possibilidades de parcelamento e, até mesmo, descontos.
Para essa modalidade de pré-venda, a pessoa precisa ser portadora de um cartão de crédito ou de débito do banco escolhido para o evento. Como comprovação, na maioria das vezes, é pedido os primeiros 6 dígitos do cartão na página de vendas para a liberação de escolha de ingressos e, posteriormente, finalização da compra.
Porém, é necessário também prestar atenção em um ponto muito importante: os modelos de cartões permitidos no show. Um exemplo disso foi com Linkin Park em São Paulo, onde a primeira pré-venda era liberada apenas para clientes do Santander que possuíam certos cartões Black, Gold ou Ilimitados. Já a segunda pré-venda foi feita para todos os clientes do Santander, independente do cartão que tinham.
Além disso, na maior parte das vezes, cartões de débito são aceitos apenas em compras presenciais. Para compras on-line, é necessário ter um cartão de crédito da marca patrocinadora. Porém, recomendamos que sempre confirmem a informação antes da venda com a produtora ou com o banco responsável pelo evento.
2. Pré-venda do artista
Essa venda antecipada é vista como um presente do artista ao público que o acompanha mais fielmente. Com ela, um código – que deve ser usado para liberar o site de vendas na data anunciada – geralmente é liberado nos perfis da celebridade em questão ou enviado através do e-mail para fãs inscritos no mailing do mesmo.
Para se cadastrar nos mailing dos artistas, basta ir no site oficial deles e colocar seu e-mail no campo disponível, especificado para quem deseja receber mais novidades.
Outro modo que ela pode acontecer é através de canais pagos do artista. Por exemplo, no K-Pop, há um canal por assinatura chamado Weverse, onde os fãs recebem conteúdos especiais mediante a um pagamento mensal ou semanal. Deste modo, quando há vendas de certos artistas presentes nessa plataforma, os fãs que assinam esse conteúdo recebem um código especial para comprar ingressos antecipadamente.
3. Pré-venda da empresa
Seguindo mais ou menos o conceito da pré-venda do artista, a das empresas ou produtoras também são caracterizadas como um mimo ao público que as seguem fielmente.
Para isso, o famoso código de liberação dos ingressos é postado nas redes sociais das mesmas ou enviado por e-mail aos cadastrados no mailing delas.
Como exemplos temos a operadora Vivo, a seguradora Tokio Marine e a rede Unimed que disponibilizam diretamente pros clientes um código para pré-venda exclusiva, e até descontos em modalidades de ingressos, quando se aplicam. Outro caso comum vem da produtora Highway Star, por exemplo, que tem o clube Galaxie que dá acesso à pré-vendas por 50 reais ao ano.
4. Pré-venda do Spotify
Uma das modalidades comuns no Brasil são as pré-vendas especiais para os fãs engajados no Spotify. Podendo ser para o público que segue a página do artista na plataforma ou que mais ouve o mesmo por lá.
Ela acontece através de um código que chega no e-mail do público selecionado alguns dias antes da venda antecipada. Para comprar uma entrada nesse formato, esse mesmo código é pedido no site para liberação da seleção e compra de ingressos.