Cobertura,  Resenha

2000 Rock Fest: uma viagem no tempo para uma geração de amantes de música

Como prometido por um dos organizadores do evento, Bernardo Dabés, as aproximadamente 15 mil pessoas presentes na primeira edição do 2000 Rock Fest deixaram o evento surpreendidas com sua estrutura e qualidade.

Os portões do evento, que aconteceu no último sábado (15 de abril), na esplanada sul do Estádio Mineirão, em Belo Horizonte, se abriram por volta do meio-dia, dando acesso aos fãs a todo um ambiente pensado para nos dar a sensação de nostalgia, com toda a decoração remetendo a estética de 20 anos atrás — referências a redes sociais como MSN, jogos como os Tamagotchis e mídias como a MTV podiam ser vistos por todos os lados, além dos artistas que eram tão esperados pelo público. 

O público teve seu primeiro gosto de como seriam as próximas horas do festival com a apresentação da Tianastácia, banda de rock originada da cidade. O grupo tocou clássicos como ‘Mulher de Fases’ junto de seu convidado Digão, da Raimundos, além de músicas autorais que continuam sendo amadas por toda uma geração, mesmo quase 31 anos depois da formação inicial do conjunto, em 1992. 

Além da Tianastácia, o festival reuniu bandas como Fresno, CPM 22, Detonautas e Charlie Brown Jr. — que comemora 30 anos em 2023 e fez questão de homenagear seus membros passados, Champignon e Chorão, durante seu ato.

Além dos grupos clássicos, o festival também contou com a presença de Pitty, que também celebra 20 anos de seu primeiro disco em 2023, e Di Ferrero, que retorna aos palcos no mesmo ano com a amada ‘NX Zero’ para a turnê Cedo ou Tarde, depois de um período de hiato. Todos os shows foram realizados em um único palco, onde os artistas se apresentaram a partir das 13 horas. 

Cada apresentação durou cerca de uma hora, com intervalos entre si, onde os presentes podiam buscar locais para descansar e tirar fotos enquanto um DJ tocava clássicos da MTV dos anos 2000, além de se hidratarem e conferirem as opções de lanches disponíveis no local — que iam desde os clássicos mineiros ‘pão com linguiça’ e ‘feijão tropeiro’ até a culinária japonesa, empanadas argentinas e hambúrgueres vegetarianos. 

Dabés, em entrevista para o jornal Estado de Minas, havia mencionado que produtores de demais cidades haviam também o procurado para a realização de novas edições do festival. O organizador, todavia, afirmou que antes de tudo queria “entregar essa primeira edição com qualidade.” e que após isso poderiam começar a pensar em tornar o evento parte do calendário cultural da capital mineira. 

Foto: Letycia Cavalcante

Um dia repleto de nostalgia, com estrutura adequada e equipe preparada. O 2000 Rock Fest nos deixou com um gostinho de quero mais. Para nós, o festival em sua edição piloto se mostrou um festival de sucesso e que merece a presença daqueles que não puderam comparecer em uma nova edição — afinal, como afirmado por diversos dos artistas presentes e reafirmado pelo público: o rock brasileiro realmente não está morto. 

Notícia Boa! A produção do evento confirmou uma nova edição no ano que vem!

Confira a galeria:

FRESNO

CHARLIE BROWN JR.

CPM 22

DI FERRERO

PITTY

DETONAUTAS

Fotos: Letycia Cavalcante

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *