Por dentro do Álbum: The Secret of Us
Após quase um ano e meio do lançamento de seu álbum de estreia “Good Riddance”, Gracie Abrams retorna com “The Secret of Us”, projeto também produzido por Aaron Dessner, que trabalhou nos últimos álbuns de Taylor Swift e faz parte do The National.
A capa e suas versões alternativas tiveram muitas reações no público, boas e ruins. Gracie contou que a ideia era ela observando algo que está acontecendo por trás das câmeras: um segredo.
O álbum foi composto com a sua melhor amiga, Audrey Hobert, e explora ainda mais o potencial vocal da cantora, revelando uma produção impecável.
Os relatos do começo, meio e fim de relacionamentos passados e a menção de diversas cidades e locomoções, te levam junto a Gracie para uma viagem para dentro do universo do álbum.
A cantora enviou cartas para a casa dos fãs contando o nome de cada música que analisamos para vocês:
Felt Good About You
Escrita por Gracie e Aaron Dessner, Felt Good About You fala sobre as falsas esperanças e decepções em um novo relacionamento. Apresenta um contraste interessante em comparação com a closing track do seu álbum anterior, ‘The Blue’, faixa na qual ela se mostra esperançosa com a chegada de um amor inesperado.
All my friends, they tried to stop me wanting you
Risk
Sendo a primeira música a ser escrita pro álbum, Risk é uma canção mais animada do que estamos acostumados quando se trata de Abrams. Nessa faixa divertida, Gracie fala sobre cometer erros mesmo já sabendo quais são as consequências e decide tomar riscos em nome do amor. No videoclipe, ela se mostra completamente obcecada com o novo relacionamento.
Heard the risk is drowning, but I’m gonna take it
Blowing Smoke
Em Blowing Smoke, Gracie fala sobre sentimentos conflitantes: o alívio de terminar um relacionamento e a inquietação de ver o seu ex seguir em frente. Apesar de perceber que fez a escolha certa, ela sente ciúmes e imagina cenários entre ele e a sua namorada atual.
But I still hate the image of you kissing herI chalk it up to “it’s all for the better”
I Love You, I’m Sorry
I Love You, I’m Sorry remete a uma outra música da cantora, “I Miss You, I’m Sorry” do seu EP de estreia, Minor. Em ILYIS, Gracie volta para o passado e fantasia sobre o futuro de um relacionamento turbulento.
I like to slam doors closed
Trust me, I know it’s always about me
I love you, I’m sorry
us. (feat. Taylor Swift)
Us foi escrita pelas duas cantoras em uma madrugada caótica e foi produzida por Jack Antonoff e Aaron Dessner. A canção atravessa questões não resolvidas sobre os últimos relacionamentos das cantoras, passando por momentos de ciúmes, raiva, arrependimento e paranoia. A música também faz referência a “Clean”, closing track do álbum 1989 de Taylor Swift e faixa favorita da Gracie.
And what seemed like fate, give it ten months and you’ll be past it (You’ll be past it)
Clean
Let It Happen
A faixa acessa um lugar mais vulnerável da cantora, apesar das melodias agradáveis e do instrumental pop. Admitindo a necessidade de aprovação e sem medo de mudar quem ela é para ser amada, Gracie fala sobre permitir que quem você ama te destrua. No final da canção, tivemos uma boa surpresa: conseguimos ouvir notas mais altas do que estamos acostumados. Ela arrasou!
Turn me into something tragic
Just for you, I let it happen
Tough Love
📍Boston
Com batida animada e citações rápidas, a faixa conta sobre deixar um relacionamento para se priorizar, mesmo que não seja uma coisa fácil. Enfrentar situações para manter uma relação acaba o destruindo.
But that’s just tough love
And you’re lucky to receive it, right?
He’ll crumble to pieces
I Knew It, I Know You
Continuando na ideia da sétima música, I Knew It, I Know You conta sobre um relacionamento antigo que foi encerrado por Gracie por não fazer bem a ela, e mesmo com todo sofrimento da outra parte ela não está arrependida.
Após a ponte a palavra ‘down’ é repetida várias vezes, relembrando “Long Sleeves”, de seu EP Minor.
It all changed for me and I told you (Down)
I Knew It, I Know You
(Down, down)
You had the wrong idea about me (Down)
(Down, down)
And all I ever did was consider you (Down)
(Down, down)
Until all I could do was consider you (Down)
(Down, down, down, down)
I was your entertainment from a dark place
(Down, down, down, down)
Coming down, I’m coming down, I’m coming down
Long Sleeves
I’m coming down, I’m coming down, I’m coming down
I’m coming down, I’m coming down, I’m coming down
I’m coming down, I’m coming down, I’m coming down
Gave You I Gave You I
A primeira vez que a música foi apresentada aos fãs foi durante um soundcheck em kDublin. O relato sobre ser deixada de lado nos últimos momentos de uma relação e as inseguranças que vem à tona se transformam em uma das faixas mais tristes do álbum.
Normal Thing
Gracie narra uma história sobre se apaixonar por um ator e fazer de tudo para impressioná-lo, o que acabou não fazendo o relacionamento progredir.
Had a good time, but I guess I’ll see ya
Good Luck, Charlie
📍Michigan
A música é como uma carta de Gracie a um amigo, Charlie, era o namorado de sua melhor amiga, Audrey, e como o próprio título diz, Abrams deseja boa sorte a ele para seguir em frente após um relacionamento tão intenso e aceitar um término, que ao que parece não era desejado pelo mesmo.
A cantora relatou que se trata de observar dois amigos se separando: “Ter muito amor por ambas as pessoas… metade em luto e metade desejando o melhor para todos os envolvidos”.
Free Now
📍 Londres
Originalmente chamada de “Lifeline”, Abrams conta que está pronta para tentar denovo um relacionamento que acabou por não ser a hora certa.
A mudança da produção na ponte da música traz todo o sentimento de liberdade enquanto ela relata lembranças de uma relação intensa.
If you find yourself out, if there is a right time
Chances are I’ll be here, we could share a lifeline
If you feel like fallin’, catch me on the way down
Never been less empty, all I feel is free now
Close to You
Um trecho de apenas 20 segundos postado em 2017 acabou sendo uma das maiores obsessões do fandom de Abrams.
A música quase não entrou na versão final do álbum, mas Gracie sentiu que ela fazia sentido para finalizar o projeto e era um presente aos fãs que pediram tanto.
Com ritmo animado, ela ganhou um clipe improvisado feito no Vídeo Star com sua melhor amiga, sendo recriado por milhares de fãs.
A convite da Universal Music, nós da equipe do We In The Crowd pudemos ouvir o álbum em exclusividade em uma listening party na última quarta-feira, 19/06. Além de veículos de imprensa, o espaço estava lotado de fãs que também foram convidados para participar desse momento especial. Todos ganharam uma ecobag personalizada e um pôster exclusivo da cantora.
Na listening party, pudemos ouvir quase todas as faixas do álbum (us, música em colaboração com a Taylor Swift não foi autorizada a tocar) duas vezes. A cantora tem feito listening parties ao redor do mundo, aproximando os fãs da nova era e dando para eles um gostinho de exclusividade. Nós amamos conhecer outros tantos fãs da Gracie! Foi incrível!
Você pode conferir o álbum completo em todas as plataformas digitais.