
Ilessi lança o álbum ‘Atlântico Negro’ em São Paulo: Confira todos os detalhes
No dia 3 de abril, a cantora e compositora carioca Ilessi vai subir ao palco do Sesc Pompeia, em São Paulo, para lançar seu sexto álbum, Atlântico Negro. O disco chega às plataformas de streaming e também em vinil, pela Rocinante Gravadora. O show vai trazer todas as faixas do novo trabalho.
Com Ilessi, estarão no palco os mesmos músicos que participaram da gravação do álbum: Marcelo Galter (piano e teclados), Ldson Galter (contrabaixo) e Reinaldo Boaventura (percussão). Juntos, eles continuam explorando novas sonoridades dentro da música popular brasileira.
O nome Atlântico Negro foi inspirado no trabalho do historiador Paul Gilroy, que fala sobre as trocas culturais entre África, Américas e Europa. O álbum é um mix de ritmos e tem uma pegada bem livre de canção, refletindo essa troca de influências. Originalmente, o projeto seria um tributo a compositores negros brasileiros, mas conforme Ilessi foi mergulhando no processo criativo, a ideia foi se transformando. “Percebi que os compositores que queria homenagear já estavam na minha música. Achei uma forma mais potente de prestar essa homenagem”, diz Ilessi.
O disco traz composições de Milton Nascimento e Ronaldo Bastos, Marcelo Galter, Sylvio Fraga e Thiago Amud, além de músicas autorais e parcerias com Iara Rennó e Daniel Medina. Entre os destaques, está Navio Negreiro, de Luizinho do Jêje, Nem Cardoso e Peu Meurray, que abre o álbum com a imagem de um barco de Xangô chegando à Bahia. Cativeiro de Iaiá/Evém o Nego Paturi resgata a tradição do Nego Fugido com uma percussividade ritualística. Já em Nonada, o som da chuva, gravado no estúdio, se mistura à composição, e Seca Tatuse traz a ideia de uma gira em movimento constante.
Mais do que um álbum, Atlântico Negro é uma verdadeira imersão sonora e conceitual, com a improvisação sendo o centro de tudo. “A música negra, como nos ensina Amiri Baraka, é mais do que a música feita pelos negros. Ela carrega a essência da liberdade de improvisar – improvisar o ser, o estar e o agir no mundo. Algo que nós, negros, há séculos submetidos a tanta opressão, apropriação, invisibilidade, desigualdade e racismo, sabemos muito bem o que é”, escreve Ilessi na contracapa do disco.
O lançamento no Sesc Pompeia vai ser um momento único para o público de São Paulo viver essa experiência musical ao vivo. Em um dos espaços mais importantes da cena cultural paulista, Ilessi e sua banda vão apresentar um show que mistura memória e reinvenção, reafirmando o poder da música como um espaço de liberdade e expressão.
Serviço – Ilessi – Show de lançamento do álbum Atlântico Negro
Data: 3 de abril de 2025
Horário: 21h
Local: Sesc Pompeia – Rua Clélia, 93, São Paulo
Ingressos: Disponíveis em www.sescsp.org.br
Informações: (11) 3871-7700
Ficha Técnica – Show
Figurino e Cenografia: Fabio de Souza
Direção Cênica e Iluminação: Fernando Nicolau
Preparação Corporal: Aline Valentim
Produção: Ana Moraes
Cobertura audiovisual: Moviola Midia Livre (Ana Moraes e Olivia Franco)
Som: Paulo Maganinho
Apoio: Rocinante
Assessoria de Imprensa – Pantim Comuni

