Entrevista: Gary Lightbody fala sobre novo álbum do Snow Patrol e anúncio de turnê no Brasil
Seja através de sucessos como “Open Your Eyes” e “Chasing Cars”, colaborações com artistas como Taylor Swift ou até mesmo trilha sonora de filmes como “Divergente” e “Spider-Man 3”, não tem quem não conheça o Snow Patrol nos dias de hoje.
A icônica banda de rock foi formada em 1994 – com Gary Lightbody, Nathan Connolly e Johnny McDaid – e desde então se consolidou como uma das maiores e mais famosas no gênero. Com todo peso desse repertório, eles anunciaram seu primeiro novo álbum em 6 anos, intitulado “The Forest is The Path”, para o dia 13 de setembro deste ano.
Para comemorar essa nova etapa do conjunto, Gary conversou com a We In The Crowd sobre como foi o processo de criação desse projeto, as expectativas da recepção do público e a saudade dos fãs brasileiros.
Queria começar falando sobre The Beginning, que vocês lançaram em maio. Fiquei muito surpresa com o quão profundo e emocionante a música é. Como foi escrever uma carta tão pessoal para o mundo inteiro?
Quando você está escrevendo, não pensa em mais nada. Não pensa nem que alguém vai ouvir isso. Daí é lançado, as pessoas começam a ouvir e você começa a perceber “ei, talvez eu não devia ter sido tão honesto” (risos). Mas, eu realmente acho que, ser honesto e escrever com seu coração é uma das coisas mais importantes, e eu tento fazer isso toda vez. (…) O álbum foi bem colaborativo, mas quando se trata das letras foi realmente só eu. E eu fiz minha lição de casa antes de começar esse álbum, o que eu nunca faço, então eu estava bem preparado.
E essa foi a primeira música do álbum The Forest is The Path, que será lançado em setembro. Como foi o processo de criação deste projeto e o que podemos esperar dele?
“Eu acho que esse é o nosso melhor álbum até agora. Estou tão animado para as pessoas ouvirem ele, mal posso esperar (…) Nós gravamos o álbum em 5 semanas, o processo foi muito tranquilo e divertido. Geralmente eu fico nervoso mas (dessa vez) nem eu estava em pânico.”
E como surgiu o nome The Forest is The Path? Existe alguma história por trás disso?
A música “The Forest is the Path” – que é a última no álbum – foi escrita para um outro projeto que eu estava trabalhando. Eu enviei para um produtor e ele me retornou com baterias malucas, eu não estava esperando. No dia, estávamos no estúdio, incluindo Johnny e Nathan, e fiquei meio “isso está muito legal”. Acho que (quando escrevi), estava pensando no cenário de como tentar achar seu caminho quando parece que não há caminho nenhum. E eu já estive nessa situação, onde parece que não há nada além de uma grande floresta, sem estradas ou caminhos livres, esse álbum acabou simbolizando isso.
Este é o primeiro álbum novo do Snow Patrol em 6 anos, certo? Mesmo com uma carreira tão lendária, você tem alguma expectativa, medo ou até mesmo curiosidade em relação à recepção do público?
Nenhum medo, isso porque não temos controle sobre qualquer coisa que acontece quando você lança algo. Então, não tem motivo para ter medo. E, sim, estou curioso para ver como as pessoas vão responder a isso. Vai ser interessante. Mas acho que a emoção mais forte em mim agora é o entusiasmo.
Uma coisa que me impressionou foi a sua fama quando se trata de ajudar as pessoas. Em 2019, você criou a Lightbody Foundation, ajudando pessoas na Irlanda com seu próprio dinheiro – sem contribuições do público – em diversas causas. Como foi criar este projeto e como você acha que isso impactou você pessoalmente?
Bem, é engraçado, porque eu e meu amigo Davey Matchett temos trabalhado na Irlanda e Irlanda do Norte por 20 anos, tentando ajudar, especialmente músicos, mas muitas instituições de caridade diferentes. Um amigo veio a mim dizendo “eu deveria criar uma fundação” e eu disse “não quero fazer isso”. Mas eles me convenceram a criá-la. (…) Eu sempre tive um interesse em querer ajudar artistas a fazer arte, porque nos primeiros 10 anos da nossa carreira de 1994 a 2004, ninguém apareceu. Bem, eu não digo ninguém, porque umas 10 ou 20 pessoas vinham pros shows. E nós agradecemos, somos muito gratos a essas 10 ou 20 pessoas, por sinal. Mas você sabe, nós não tivemos nenhum sucesso. Nós não vendemos nenhum disco de verdade por uns 10 anos. E eu queria tentar ajudar artistas e músicos a acelerar esse processo, talvez não ter 10 anos também onde eles teriam que tocar para 10 pessoas. Houve um show onde tocamos apenas para uma pessoa. Isso foi interessante. Então, é apenas a ideia de tentar acelerar esse processo para músicos e artistas e outras instituições de caridade.
Snow Patrol já fez parte de várias trilhas sonoras de filmes importantes. Pensando nesses últimos anos, se você pudesse escolher um novo filme ou série de TV para fazer parte da trilha sonora, qual seria?
Oh, essa é uma boa pergunta. Sabe, eu assisti One Day e adorei. E a única coisa que eu pensava toda vez que tinha um episódio e tinha uma música tão boa, a música era tão boa. E eu ficava tipo, “Oh Deus, eu queria que o Snow Patrol estivesse nessa série”. E a última que assisti foi “O Problema dos 3 Corpos” (3 Body Problem), que eu adorei, adorei, adorei. Mas não acho que nos encaixamos nessa. Eu acho que é mais em um estilo de orquestra. Mas eu vou te dizer uma coisa, se eles quiserem para a próxima temporada, nós estamos dentro! Nós estamos dentro. Você ouviu aqui primeiro.
A última vez que o Snow Patrol veio ao Brasil foi para o festival Lollapalooza 2019, onde precisou interromper e encurtar o show por conta de fortes chuvas e raios no Autódromo de Interlagos. Desde então, os fãs esperam ansiosamente pela volta da banda ao país.
Já se passaram anos desde que o Snow Patrol veio ao Brasil e, da última vez, o show que aconteceria no Lollapalooza teve que ser reduzido por conta da chuva. Então todo mundo está morrendo de vontade de saber: quando teremos um show completo aqui novamente?
Nós ficamos com o coração partido quando o show teve que ser cortado pela metade da última vez por causa da tempestade. E mesmo nos 30 minutos que tocamos, foi incrível. A multidão é sempre incrível no Brasil. E nós amamos tocar lá. Voltaremos o mais rápido possível. No próximo ano, tenho certeza que haverá um show ou dois ou mais, espero, no Brasil. E vamos, porque nós só anunciamos o Reino Unido, a Irlanda e a Europa no momento. Mas haverá mais anúncios dentro dos próximos seis meses. Estaremos anunciando em todo o mundo, que incluirá demais o Brasil, porque nós amamos aí.
Enquanto aguardamos loucamente o novo álbum e uma nova passagem do Snow Patrol pelo Brasil, confira a mais nova faixa da banda: