Em entrevista para o We In The Crowd, a banda IRONTOM desdobrou Stick Figure Attack sucesso do álbum GEL pt.1, vem com a gente!
Formado na Califórnia em 2012, IRONTOM é composta por Harry Hayes (vocalista), Dylan Williams (baterista), Zach Irons (guitarrista) e Michael Goldman (baixista). A banda que foi ato de abertura do Red Hot Chilli Peppers na turnê sul-americana em 2023, fascinou o Brasil com seu carisma e despertou no público o desejo por mais.
Em bate-papo com a We In The Crowd, o grupo explicou o significado por trás de Stick Figure Attack, faixa queridinha pelos fãs brasileiros, que se encantaram com Hayes pedindo “mãos” durante as performances que aconteceram na América do Sul.
Com um violão intimista e um vocal envolvente, IRONTOM usa a metáfora de uma “guerra de bonecos de palitos” para retratar a paranoia que emergem da própria solitude. De acordo com a banda: “o significado é uma exploração da solidão e da paranoia.”
Eu sento no escuro aqui com o homem da TV
E ele está me contando segredos que eu não entendo, ele diz
Fique na sua, ataque da figura de palito
A canção se destaca pelos cenários que constrói, centrados no tédio da solidão, no desejo de romper a zona de conforto, na paranoia provocada por um período prolongado de afastamento da sociedade e do desconhecimento de si mesmo. O porão, o natal solitário, o homem da televisão que conta segredos, os sussurros, o manequim, a lareira e outras referências levam os ouvintes à um passeio pela mente de Zach Irons e Harry Hayes.
“A música representa um momento instantâneo de alguém que se fechou de tudo e todos. É algo que todos nós fazemos de vez em quando, e é natural, mas se você se desconectar demais, pode deixá-lo louco.”


A figura de palito – que soa como uma alucinação – não foi escolhida ao acaso. De acordo com a banda: “a figura de palito parecia para nós um símbolo solitário. Sem rosto, sem detalhes, apenas uma forma áspera.”
Não há lugar seguro na minha mente
Congelado no tecido do tempo
Não consigo me relacionar, não consigo escapar
Com o lançamento de AM PM, IRONTOM se prepara para o lançamento de um novo álbum e mira a América Latina para uma nova turnê. Desta vez, longe dos holofotes de ato de abertura, a banda pretende retornar ao país com shows próprios. Em entrevista para a We In The Crowd em 2023, já era evidente o desejo de tocar no Brasil novamente. “Há algo crescendo com vocês que realmente queremos ver direito e, sabe, devolver todo o amor que vocês nos deram.”
E aí, ansiosos para a nova era?





