Artista Do Mês

Artista do Mês: UPSAHL

Nome: Taylor Cameron Upsahl
Idade: 24 anos 
Origem: Phoenix, Arizona
Artistas favoritos: Radiohead, Gwen Stefani, Weezer
Para quem gosta de: FLETCHER, Halsey e Ashnikko

UPSAHL é uma cantora e compositora americana que vem se destacando na indústria ao longo dos anos por sua performance marcante.

A música sempre esteve presente na carreira da cantora, que tinha em casa seu pai que fazia parte de uma banda punk, o que se mostra no estilo da mesma, com músicas alternativas.

Depois de se formar no ensino médio, Taylor se mudou do Arizona para Los Angeles, onde assinou com a Arista Records e lançou sua música Can You Hear Me Now.

No ano seguinte a música Drugs foi lançada, sendo a mais conhecida de Upsahl até hoje, tendo quase 1 milhão de vídeos feitos com seu áudio no TikTok. A música faz parte de seu primeiro EP de estúdio, o Hindsight 20/20.

@upsahlmusic

I just came here to the party for the what???

♬ Drugs (feat. Two Feet) – UPSAHL

“Escrevi essa canção quando me mudei para L.A. Não conhecia muita gente por aqui, por isso estava tentando ser extrovertida indo a festas e conhecendo o máximo de pessoas que podia. E eu percebi que muitas pessoas aqui são falsas. Eu estava em uma sessão de composição com Sean Kennedy… foi a nossa primeira sessão juntos, e desde então ele tem sido um compositor em quase todas as minhas músicas. Também na sessão estava o (produtor/compositor) KillaGraham, e eu estava reclamando: “Eu estou indo para todas essas festas, e eu não consigo encontrar nenhuma pessoa genuína aqui. O que está acontecendo?” E então Sean fez uma piada, “Bem, eu só vou a festas se houver drogas lá.” E esse foi um momento em que olhamos um para o outro e dissemos: “Estamos prestes a escrever uma música chamada ‘Drugs‘? Bem… vamos lá!”

– Upsahl para Songwriter Universe

Além do sucesso da faixa, Taylor também é conhecida na plataforma por seus posts em que ela dueta vídeos virais e torna eles em música somente com voz e violão.

@upsahlmusic #duet with @ ♬ original sound – Quensadilla

Durante a pandemia no final de 2020, a cantora lançou seu segundo EP Young Life Crisis com 6 músicas que mostram toda sua personalidade. No início do ano seguinte, quando as restrições começaram a se flexibilizar, ela realizou um show virtual dentro de um bar onde ela parava em pausas para tomar um shot e responder alguns fãs no chat.

Além da performance, quem estivesse assistindo participava de um game pré-show e pós-show em que ao autorizar a câmera e microfone você conseguia se comunicar com as pessoas ao aproximar seu boneco e ir atrás dos prêmios escondidos pelo mapa que eram vários pôsteres autografados do show.

Composição

Além de possuir uma voz poderosa, Taylor é uma ótima compositora e escreveu faixas como Good In Bed de Dua Lipa, Boyshit da Madison Beer, About Last Night do Monsta X, Kiss My (Uh Oh) colaboração de Anne-Marie e Little Mix, entre outras. Confira abaixo a playlist de sua composições:

LADY JESUS

Seu álbum de estreia Lady Jesus foi escrito durante a pandemia. Ela queria escrever sobre términos de relacionamentos mostrando sua experiência, e durante as sessões de composição, Taylor se deu conta que tinha superado o relacionamento passado. A mesma diz que se sentiu como se tivesse “renascido”. No mesmo dia ela escreveu a música que intitulou o projeto.

O clipe de Lunatic, um dos primeiros singles, foi inspirado no filme Psicose. O diretor, George Gallardo ouviu a música e logo viu as cenas do longa, mas adaptou para que a mulher assassinasse o homem.

NOVO EP

Seu mais novo lançamento, Sagittarius, segundo a mesma é um projeto de cinco faixas que encapsula todas as partes dela: as boas e as ruins. A cantora disse à Rolling Stone que achou sua parte mais feliz no ano de 2022, e encontrou um jeito saudável de estar sozinha consigo mesma.

O tom ardente do vermelho está novamente muito presente neste projeto, como em tudo que Taylor produz. Ela contou à uma fã no Reddit que além de ser sua favorita, sente que é uma cor muito poderosa e sexy.

UPSAHL já foi ato de abertura de artistas como FLETCHER, Olivia O’Brien e Yungblud, e fez sua própria turnê pela América do Norte, essa que tem até um álbum no Spotify.

PARA ASSISTIR 

WITC recomenda:

• People I Don’t Like
• Lady Jesus
• Monica Lewinsky

O show de UPSAHL foi nosso primeiro post que você pode conferir aqui. Além disso, ela deixou um recadinho para o Brasil:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *